Mariluz, domingo, 28 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

29/03/2023 | Concebido por Campo Mourão

Presidente da Comcam participa da 24ª Marcha a Brasília com comitiva de prefeitos da região

Presidente da Comcam participa da 24ª Marcha a Brasília com comitiva de prefeitos da região

O presidente da Comcam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão ), Alexandre Donato, está participando em Brasília, com demais prefeitos da região, da 24ª Marcha a Brasília dos Municípios, aberta oficialmente nessa segunda-feira (27). O prefeito de Roncador, Vivaldo Lessa; de Barbosa Ferraz, Edenilson Miliossi (presidente do Condescom), Engenheiro Beltrão, Júnior Garbim, entre outros gestores também participam do encontro.

O evento reúne mais de 4.000 prefeitos e prefeitas do Brasil. Entre as cobranças ao Governo Federal, conforme Xandrão, como é mais conhecido o presidente da Comcam, está a melhor distribuição de recursos aos municípios. Segundo ele, há muito tempo os municípios arcam com a maior parte das responsabilidades fiscais e financeiras, enquanto os entes Estadual e Federal se eximem de suas responsabilidades.

“Estamos juntos, unidos em Brasília, aproveitando este momento para reforçar a posição dos municípios do Paraná em defesa de mais recursos para as prefeituras; do pacto federativo e de apoio a todas as ações do Governo Federal em benefício das cidades”, ressaltou Xandão.

O presidente esteve também no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, onde cobrou o pagamento de convênios a municípios referentes a aquisição de tratores entre outros maquinários a municípios destinados à Agricultura Familiar. Na região da Comcam, vários prefeitos receberam tratores ou carretas das empresas, mas não podem usar porque o Governo Federal ainda não fez o pagamento às empresas.

“Em Corumbataí do Sul, por exemplo, recebemos um trator, mas não foi pago à empresa pelo Governo Federal. Nossos agricultores familiares precisam do equipamento e estão sendo prejudicados com ele parado”, exemplificou o líder municipalista.

A 24ª Marcha a Brasília dos Municípios prossegue até a quinta-feira (30) com vários temas que serão discutidos entre os gestores e Governo Federal, como: Desenvolvimento Rural; Emendas Parlamentares e sua execução; Previdência: Alternativas de Sustentabilidade dos RPPS; Habitação e Planejamento Territorial; Turismo Rural como alternativa de desenvolvimento municipal; Cultura; Os desafios da circulação de pessoas e cargas nas estradas vicinais; Programa Município Carbono Zero; Finanças: Adesão à Nota Fiscal de Serviço-eletrônica (NFS-e); Resíduos Sólidos: Os desafios da cobrança e da prestação regionalizada via consórcios públicos intermunicipais; O censo demográfico e sua repercussão no rateio de recursos públicos, entre outros. 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA COMCAM

OPINE!

CIDADE PORTAL
site: www.cidadeportal.com.br
e-mail: mariluz@cidadeportal.com.br
(44) 3522-7297 - (44) 99979-8991 - (44) 99979-3334 - Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal