Mariluz, domingo, 28 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

15/04/2023 | Concebido por Goioerê

Com a presença de secretários de Estado e deputados, prefeitos da Comcam discutem demandas regionais

Com a presença de secretários de Estado e deputados, prefeitos da Comcam discutem demandas regionais

Com a presença dos secretários do Estado do Paraná, Eduardo Pimentel (Cidades) e Ricardo Barros (Indústria e Comércio), prefeitos de 16 das 25 cidades da região participaram de um encontro na manhã desta sexta-feira (14), na sede da Comcam, em Campo Mourão. Durante a reunião os gestores debateram uma vasta pauta com demandas regionais, repassadas aos secretários e conheceram também projetos de Governo apresentados por eles. Os deputados estaduais, Douglas Fabrício e Soldado José Adriano também do evento.

O presidente da Comcam, Alexandre Donato, mais conhecido como ‘Xandão’, prefeito de Corumbataí do Sul, destacou a boa participação dos prefeitos na assembleia e agradeceu a presença dos deputados e secretários de Estado. “Foi a primeira Assembleia nossa como presidente da Comcam e de casa cheia. Estou muito feliz pela boa participação e qualidade dos assuntos discutidos”, destacou, ao lembrar o início dos trabalhos também da Adamas (Associação das Primeira Damas da Comcam), cuja presidente é a sua esposa, a primeira-dama de Corumbataí do Sul, Andréia Palombarini.

Durante a reunião, o secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, disse que a determinação do Governador Ratinho Junior é que os secretários descentralizem o atendimento indo às regiões. “E a minha vinda aqui hoje é isso”, falou, ao comentar que os investimentos feitos pelo Estado abrangem toda a região da Comcam. Como exemplo, citou o lançamento do Programa Asfalto Novo, Vida Nova, na semana passada pelo governador.

Pelo programa, municípios com até 7 mil habitantes receberão um aporte do Governo do Paraná que pode chegar até R$ 5 milhões para obras de pavimentação asfáltica em vias urbanas ainda de terra. O projeto contempla ainda construção de calçadas com acessibilidade, iluminação de LED e rede de esgoto.

Na região da Comcam, serão contemplados: Altamira do Paraná; Corumbataí do Sul; Farol; Fênix; Janiópolis; Quarto Centenário; Quinta do Sol e Rancho Alegre D'Oeste. “É um investimento a fundo perdido, isso quer dizer que o prefeito não vai pagar por este investimento. É um dinheiro que o Estado está aportando no município. Em paralelo a isso várias outras ações estão sendo executadas pela secretaria em obras de infraestrutura urbana, aquisição de maquinários e veículos, com repasse de recurso facilitado a todos os municípios da região”, destacou Pimentel.

Alexandre Donato, elogiou a iniciativa do Governador do Estado de aproximação com os municípios, descentralizando o atendimento dos secretários de Estado às regiões do interior. “Este diálogo é importante para que o governador possa estar conhecendo a realidade e particularidade de cada cidade”, frisou, ao destacar o programa de asfaltamento para os municípios com até 7 mil habitantes. “Na região da Comcam várias cidades serão contempladas com este projeto inovador que estará preparando as cidades para o futuro”, destacou ao agradecer também a parceria do secretário Ricardo Barros. “O Ricardo é um grande parceiro nosso. Nos ajudou muito quando foi Ministro da Saúde, como deputado federal e agora está ajudando como secretário de estado”, elogiou.  

O prefeito anfitrião, Tauillo Tezelli, também destacou a parceria do Governo do Paraná com os municípios do interior. A exemplo citou várias obras em Campo Mourão sendo executadas com investimentos do Estado, como a construção de unidades de Saúde,  a nova sede do Conselho Tutelar, o Ambulatório Médico de Especialidades, além da revitalização da entrada da cidade, que está prestes a iniciar.

“Esta aproximação do governo com os municípios têm gerado bons resultados. Mas precisamos de mais ações. Uma delas, é que o Governo do Paraná direcione incentivos para instalação de indústrias nos municípios do interior. Hoje vemos que estes incentivos estão indo todos para Ponta Grossa e Região Metropolitana de Curitiba”, cobrou.

Demandas

O secretário de Indústria e Comércio, deputado federal licenciado, Ricardo Barros, destacou que participou do encontro para ouvir as demandas dos prefeitos. “Agora vamos levá-las ao Governador Ratinho Junior para ver o que pode ser feito para ajudar com que estes municípios tenham mais qualidade de vida”, falou.

Ele disse que como secretário da Indústria e Comércio está discutindo com o Governador Ratinho uma política pública para construção de barracões industriais em municípios do interior visando a geração de emprego e renda. O objetivo é atender principalmente cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Almoço com prato típico

Após a reunião de trabalho, os prefeitos participaram de um almoço com os deputados e secretários na Associação da Sanepar. Foi servido na ocasião o prato típico de Ubiratã, ‘Leitão à Campestre’. “Agradecemos ao nosso companheiro Fábio D’Alécio por se dispor a servir o prato típico do seu município. Nosso objetivo com isso é valorizar o município, divulgando seus atrativos”, falou “Xandão”. Ele disse que a ideia é servir um prato típico a cada reunião dos prefeitos.

Prefeitos no encontro

Participaram do encontro, o presidente da Comcam, Alexandre Donato, prefeito de Corumbataí do Sul, Leandro Oliveira (Araruna), Garbim Junior (Engenheiro Beltrão), Leonardo Romero (Quinta do Sol), Wilson Tureck (Luiziana), Vivaldo Lessa (Roncador), Edmilson Moura (Terra Boa), Edenilson Miliossi (Barbosa Ferraz), José Etevaldo (Altamira do Paraná), Joel Buscariol (Boa Esperança), Cássio Zanuto (Rancho Alegre D’Oeste), Ismael Dezanoski (Janiópolis), Rafael Bolacha (Moreira Sales), o prefeito anfitrião, Tauillo Tezelli, Julio Frare (Peabiru), e Akio Abe (Quarto Centenário).

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA COMCAM

OPINE!

CIDADE PORTAL
site: www.cidadeportal.com.br
e-mail: mariluz@cidadeportal.com.br
(44) 3522-7297 - (44) 99979-8991 - (44) 99979-3334 - Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal