Mariluz, domingo, 28 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Esportes

29/10/2023 | Concebido por Goioerê

Pan 2023: erro na posição dos cones faz prova da marcha ter 3.200m a menos em Santiago

Pan 2023: erro na posição dos cones faz prova da marcha ter 3.200m a menos em Santiago

Cones que sinalizam visualmente o percurso foram colocados no lugar errado, com diferença de 160 metros a cada volta de 1 km na prova feminina nos Jogos de Santiago

O mais evidente erro da organização dos Jogos Pan-Americanos de Santiago até o momento está diretamente ligado a um simples objeto: o cone.

ge apurou que a marcação do percurso da prova feminina de 20 km da marcha atlética, na manhã deste domingo, foi feita da forma correta. No entanto, os cones que sinalizam visualmente o percurso, que foi previamente marcado por um medidor, foram colocados no lugar errado, com diferença de 160 metros em cada volta do percurso de 1 km.

A diferença total constatada ao final da prova foi de 3.200m. O que ajudou a todas as 12 primeiras colocadas a baixarem o tempo do recorde mundial da prova em quase 12 minutos. Após a disputa feminina, foi feita a aferição e descobriram o erro. Por esse motivo atrasaram a largada do masculino em 30 minutos. Tempo para reposicionar os cones nos lugares corretos.

As posições e medalhas para os dois gêneros foram mantidos. Os tempos feitos pelas atletas na prova feminina não foram considerados. A organização de Santiago 2023 se pronunciou após o erro na medição do percurso da prova feminina da marcha atlética 20km, mas não citou o problema com os cones.

Em nota, o comitê organizador culpou o perito da Associação Pan-Americana de Atletismo (APA), responsável pela aferição do trajeto, pela falha e confirmou a anulação dos tempos obtidos na disputa. Por causa do equívoco na marcação da distância, as atletas percorreram 3.200 metros a menos do que deveriam.

- O perito contratado pela APA, Sr. Marcelo Ithurralde, não foi preciso nas medições dos percursos que os atletas deveriam percorrer. Conforme estabelecido pela regulamentação internacional, a APA é a única organização autorizada a realizar medições e, portanto, é responsável pela distância oficial da competição - diz o comunicado divulgado pela organização.

O erro na aferição do percurso fez com que a prova, que deveria ter 20km, tivesse menos de 17km. Assim, 12 atletas completaram o trajeto com tempo abaixo do recorde mundial. A peruana Gabriela Garcia foi campeã com 1h12min26, quase 12 minutos mais rápido que o recorde da prova, de 1h23min49s, da chinesa Jiayu Yang. Como comparação, na prova masculina, o brasileiro Caio Bonfim ficou com a medalha de prata após completar a disputa em 1h19min24s.

- Lamentamos profundamente o transtorno para os atletas, seus treinadores, o público e a imprensa presente, mas esta situação foge às competências da comissão organizadora - disse a organização no comunicado.

Veja a íntegra do comunicado de Santiago 2023:

"Em relação à prova de marcha atlética feminina realizada hoje no Parque O'Higgins, informamos que, por problema de aferição, de responsabilidade exclusiva da Associação Pan-Americana de Atletismo (APA), os tempos nela obtidos estão anulados.

Isso porque o perito contratado pela APA, Sr. Marcelo Ithurralde, não foi preciso nas medições dos percursos que os atletas deveriam percorrer.

Conforme estabelecido pela regulamentação internacional, a APA é a única organização autorizada a realizar medições e, portanto, é responsável pela distância oficial da competição.

 

Por sua vez, a Organização Santiago 2023 é responsável por contratar o perito designado pela APA e facilitar o seu trabalho no domínio das competências.

Lamentamos profundamente o transtorno para os atletas, seus treinadores, o público e a imprensa presente, mas esta situação foge às competências da comissão organizadora"

 

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO E SAIBA MAIS

 
CLIQUE AQUI E FAÇA SEU PRÉ-CADASTRO
PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | GE

OPINE!

CIDADE PORTAL
site: www.cidadeportal.com.br
e-mail: mariluz@cidadeportal.com.br
(44) 3522-7297 - (44) 99979-8991 - (44) 99979-3334 - Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal