Mariluz, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
16/12/2016

Recomendações para quem toma anticoncepcionais orais

Recomendações para quem toma anticoncepcionais orais

1. Sempre tome o medicamento no mesmo horário ou bem próximo do horário estabelecido. Coloque o celular para despertar, deixe a cartela sempre à mão e fixe um horário que seja fácil memorizar (por exemplo, depois do almoço ou após o jantar).

Se você toma a pílula em horários muito diferentes, a eficácia do medicamento pode ficar comprometida, o que aumenta o risco de gravidez. “Os hormônios possuem meia-vida e duram um certo período no organismo”, reforça a ginecologista.

2. Para as pílulas combinadas de estrogênio e progesterona há uma flexibilidade maior em relação ao horário (3 a 4 horas de diferença do horário estabelecido), mas não abuse. Para criar o hábito a recomendação é tomar a pílula sempre no mesmo horário.

Para não confundir: a mulher até pode atrasar por um período maior, algumas pílulas inclusive trazem a informação mencionada, de 12 horas na bula. Contudo, a demora não deve se tornar um hábito, pois a eficácia do método é comprometida gradativamente conforme passam as horas. Lembre-se: 12 horas é considerado o período máximo de atraso, a recomendação dos ginecologistas é de não extrapolar as 2 horas para não facilitar o esquecimento.

Já as pílulas que contêm somente progesterona devem ser tomadas rigorosamente no mesmo horário.

3. Se você esquecer de tomar a pílula um, dois ou três dias, não será possível estimar com precisão o risco de gravidez, pois, conforme explica a médica, ele vai depender da fase do ciclo em que você estiver.

“Se a mulher esquecer no início do ciclo, o risco de uma gravidez não planejada será incrivelmente maior, porque o eixo hipotálamo-hipófise-ovariano não terá sido bloqueado. Agora se ela já tiver tomado a pílula durante sete a dez dias e esquecer na segunda fase do ciclo, o risco será um pouco menor, porque o eixo já estará bloqueado. Então depende da fase do ciclo.”

Recado importante: prevenção dupla (anticoncepcional + camisinha) sempre é a melhor opção, pois além de aumentar a eficácia do método e diminuir o risco de uma gravidez não programada, também evita as DSTs (doenças sexualmente transmissíveis).

4. Se você não usou pílula nem preservativos tenha em mente que é preciso utilizar um contraceptivo de emergência (pílula do dia seguinte) o quanto antes, se quiser evitar uma gravidez. Depois de tomar o contraceptivo, espere menstruar e comece uma nova cartela de pílula anticoncepcional. Importante: não faça sexo desprotegido, a pílula do dia seguinte não tem efeito cumulativo.

5. Aqui vai um alerta: se você se esquecer de tomar a pílula anticoncepcional com muita frequência, considere conversar com seu ginecologista para utilizar os métodos de contracepção de longa duração, como implantes, DIU de cobre e sistema intrauterino, o SIU (também conhecido como DIU medicado ou DIU hormonal).

Fonte: Dr. Eduardo M. Otani

Dr. Eduardo M Otani

Dr. Eduardo M Otani

Escreve sobre Medicina e Saúde

Dr. Eduardo Mitsugu Otani
Formado pela FMUSP (USP) em 1977.
Residência Médica na (USP) em Cirurgia Geral.
Residência Médica na (USP) em Endoscopia.
Médico do Hospital Santa Maria de Goioerê desde 1981.
(USP) Universidade de São Paulo.
Atendimento no Hospital Santa Maria , com consultório anexo , 24 horas.
Serviço de Endoscopia Digestiva Alta  no Hospital.

Ler mais notícias

OPINE!

CIDADE PORTAL
site: www.cidadeportal.com.br
e-mail: mariluz@cidadeportal.com.br
(44) 3522-7297 - (44) 99979-8991 - (44) 99979-3334 - Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal