Mariluz, sábado, 27 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
16/12/2016

O seu smartphone é um aparelho de exames médicos

O seu smartphone é um aparelho de exames médicos

É legal saber que um smartphone pode fazer isso, mas a ideia não parece ter sentido quando consideramos que o hemograma — o exame mais usado para detecção de anemia — é um procedimento rápido, eficaz e relativamente barato.

Mas Shwetak Patel, líder do projeto, explica que o intuito do HemaApp e de outros apps médicos não é substituir laboratórios, mas preencher lacunas. A anemia é uma condição bastante comum. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o problema afeta cerca de 25% da população mundial. A maior parte dos casos está em países pobres que, como tal, têm infraestrutura precária ou inexistente para a realização até dos exames mais comuns, como é o caso do hemograma.

Um smartphone com o HemaApp pode ser uma alternativa viável nessas circunstâncias. Além disso, o app tem potencial para diminuir a frequência de coleta de sangue de pessoas que precisam realizar exames regularmente, como pacientes em tratamento para leucemia ou que passaram por um transplante de órgão.

Outras iniciativas

O HemaApp é um projeto até simples perto de outras iniciativas que tentam aproximar ainda mais a medicina das pessoas a partir dos smartphones. A EyeNetra (empresa que tem entre seus fundadores o brasileiro Vitor Pamplona), por exemplo, une acessórios com smartphones para identificar vários tipos de problemas oculares rapidamente.

Ainda em relação à saúde dos olhos, outro projeto que chama atenção é o Peek, aplicativo que utiliza a câmera do smartphone para diagnosticar catarata. A ferramenta tem sido usada em localidades pobres ou afastadas que não contam com serviços de saúde.

Nos Estados Unidos, a FDA, entidade semelhante à Anvisa no Brasil, vem aprovando o uso de aplicativos que permitem, entre outros procedimentos, que o usuário transforme o smartphone em monitor cardíaco com função de eletrocardiograma.

É o tipo de ferramenta que pode salvar a vida de pessoas que têm problemas cardíacos importantes: em caso de detecção de fibrilação atrial (um tipo comum de arritmia), por exemplo, o app pode colocar o paciente em contato direto com um médico para as devidas orientações.

Fonte: tecno blog

Escreve sobre

Ler mais notícias

OPINE!

CIDADE PORTAL
site: www.cidadeportal.com.br
e-mail: mariluz@cidadeportal.com.br
(44) 3522-7297 - (44) 99979-8991 - (44) 99979-3334 - Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal