Mariluz, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

26/03/2021 | Concebido por Goioerê

Prêmio de inovações científicas abre inscrições para o Ensino Médio

Prêmio de inovações científicas abre inscrições para o Ensino Médio

A 8ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã já começou a receber inscrições esta semana. A premiação contempla projetos científicos desenvolvidos por professores e estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino de todo o País. Busca estimular, reconhecer e divulgar projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica.

As iniciativas promovem o ensino das Ciências com suporte na Tecnologia, na Engenharia e na Matemática, buscando soluções inovadoras de problemas reais em uma situação concreta.  

Colégios Cívico-Militares serão referência para uma nova geração de estudantes

Primeiro mês de aulas teve quase um milhão de meets

Em sete edições do prêmio, os estudantes paranaenses tiveram projetos de destaque em cinco delas (veja abaixo), sendo a mais recente no ano passado, quando a iniciativa “Reflorestamento utilizando minifoguetes: Pitanga e Ipês” de três alunas do Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo, de Palotina, foi à fase final (única das 10 na região Sul) e recebeu uma menção honrosa.

As inscrições vão até o dia 30 de junho, pelo site http://www.respostasparaoamanha.com.br, e devem ser feitas por um(a) professor(a) orientador(a) que, obrigatoriamente, deve lecionar para a equipe participante, com disciplinas nas áreas das Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias.

Já os projetos devem ser realizados por equipes compostas por três a cinco estudantes do Ensino Médio matriculados na mesma turma de uma escola.

Iniciativa da Samsung, o prêmio tem coordenação do Cenpec Educação (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) e parceria da Unesco, Reduca (Rede Latino-Americana pela Educação), OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos) e Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação).

PREMIAÇÃO - As 20 equipes semifinalistas vão receber mentoria online para o desenvolvimento do projeto e um notebook para o professor orientador e o professor(a) parceiro(a). As 10 equipes finalistas terão mentoria para o desenvolvimento do modelo/protótipo do projeto, participação na II Mostra do Prêmio Respostas para o Amanhã e um notebook para cada estudante. 

As três equipes vencedoras e suas respectivas escolas ganharão prêmios adicionais da empresa conforme a classificação, bem como os vencedores pelo júri popular.

HISTÓRICO PARANAENSE - Além da menção honrosa em 2020, o Paraná foi um dos vencedores pelo júri popular em 2018 com o projeto “Frestas...Nunca mais! Economia, Saúde e Conforto com sustentabilidade”, de estudantes do Colégio Estadual Professora Izabel F. Siqueira, em Reserva do Iguaçu, que reutilizava embalagens descartadas para fechar frestas de residências de madeira. Além disso, esteve entre os 25 vencedores regionais com um projeto de revitalização do Rio Lavapés, do Colégio Padre Arnaldo Jansen, em São José dos Pinhais.

Escolas estaduais arrecadam eletrônicos para garantir acesso a aulas online

Em 2016, o Estado teve entre os vencedores da Região Sul com um projeto de gerenciamento de resíduos sólidos do CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional) Pedro Boaretto Neto, de Cascavel. Na 2º edição do prêmio, em 2015, recebeu menção honrosa pelo projeto “Da horta mandala à agroindústria familiar: saberes e sabores do campo”, desenvolvido por estudantes do Colégio Estadual Duque de Caxias em São Mateus do Sul. Na primeira edição do Respostas para o Amanhã, em 2014, o Paraná também foi representado com três projetos vencedores regionais nas cidades de Santa Helena, Fazenda do Rio Grande e Chopinzinho.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

CIDADE PORTAL
site: www.cidadeportal.com.br
e-mail: mariluz@cidadeportal.com.br
(44) 3522-7297 - (44) 99979-8991 - (44) 99979-3334 - Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal