Mariluz, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

20/01/2022 | Concebido por Goioerê

Governo inicia encontros online sobre alteração do Estatuto do Servidor em processo administrativos

Governo inicia encontros online sobre alteração do Estatuto do Servidor em processo administrativos

Webinar desta sexta-feira (21) vai explicar Projeto Lapidar, da Controladoria-Geral do Estado, e detalhar Lei Estadual 20.656/2021, que passa a valer em 30 de janeiro.

Os servidores do Governo do Paraná estarão sujeitos a novos procedimentos na prevenção e no combate à corrupção e a condutas inapropriadas. Para esclarecer as mudanças, que começam a vigorar no fim de janeiro, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) lançou o Projeto Lapidar.

As informações sobre a nova Lei Estadual que trata do tema começaram a ser divulgadas por meio de cartilhas física e online, anunciando encontros virtuais para detalhamento. O material está disponível a todos os interessados.

ATUALIZA - A lei estadual 20.656, publicada em agosto de 2021, serve para todos os servidores estaduais, pois atualiza o estatuto da categoria, em vigência desde 1970, ao estabelecer normas e procedimentos sobre processos administrativos que não tenham lei específica.

Cidadão pode acompanhar estatística de atendimento da Ouvidoria em tempo real

A capacitação dos servidores ficou a cargo da Coordenadoria de Corregedoria, responsável por elaborar tanto a Cartilha Lapidar quanto a série de webinares, que começa nesta sexta-feira (21). O treinamento será transmitido pelo canal CGE PR, do YouTube, com acesso livre.

“A CGE tem sugerido adaptações na legislação vigente para reforçar o combate à corrupção e dar segurança jurídica a gestores e servidores. A tecnologia e a exigência de novas posturas na gestão pública fazem com que haja necessidade de leis que atendam a demandas recentes da sociedade e da administração pública”, afirmou Raul Siqueira, controlador-geral do Estado.

Ele completou que a capacitação de servidores está no escopo de atuação da CGE. “Cartilhas e debates auxiliam na adaptação a mudanças. Contamos com profissionais qualificados para abordar a lei e indicar em que ela afeta o cotidiano de órgãos e entidades do Governo do Paraná”, disse Siqueira.

Medidas de combate à corrupção anunciadas pelo governo federal já são realidade no Paraná

MODERNIZAÇÃO – Segundo o diretor de Inteligência e Informações Estratégicas da CGE, Daniel Berno, o Projeto Lapidar tem o objetivo de esclarecer a legislação para servidores. “A nova lei ampara legalmente os encarregados pelos procedimentos correcionais, que se traduzem em processos administrativos de responsabilização. Porém, também estabelece direitos e deveres a quem responde a algum processo”, disse Berno.

A lei moderniza o processo disciplinar, com a previsão de atos processuais por meios eletrônicos; inclusão de tomada de contas especial, inclusão de atenuantes e agravantes no cálculo da dosimetria da pena; e inclusão de termo de ajuste de conduta como medida alternativa à instauração de processo administrativo.

CGE propõe investigação prévia de fornecedores para prevenir corrupção

VIGOR - As novas determinações entram em vigor em 30 de janeiro, com a revogação de 36 artigos do Estatuto do Servidor (Lei 6.174/1970). Elas afetam instauração de processos administrativos disciplinares: sindicância, processo administrativo disciplinar (PAD) e, agora, termo de ajuste de conduta (TAC) e tomada de contas especial (TOC).

Os dois últimos permitem que o servidor se comprometa a corrigir a conduta ou a reparar o dano voluntariamente, evitando sindicância. “Essas duas ferramentas de correição têm aplicação nos casos mais leves. Elas garantem mais rapidez e economia nos processos, sem a necessidade de constituição de comissão”, destacou Marçal Albuquerque, coordenador de Corregedoria.

CAPACITAÇÃO – Albuquerque explicou que, durante a semana, 75 órgãos e entidades receberam cópia física da cartilha, 62 entregues pelos servidores da Coordenaria de Corregedoria e 13 enviadas via Correios. Os responsáveis por essa área, de cada local visitado, também foram convidados a participar da série de webinares, programados para esclarecer e tirar dúvidas sobre a nova lei.

“O Projeto Lapidar aproxima a corregedoria dos demais setores. Os profissionais da Coordenadoria de Corregedoria se prepararam para transmitir informações de qualidade e consolidadas, com aplicação direta no dia a dia dos servidores. Queremos garantir a transição das antigas determinações para as atuais”, contou Albuquerque.

PROGRAMAÇÃO – Estão programadas quatro conferências pelo YouTube. Na próxima sexta-feira (21), a partir das 14h, será feita a apresentação do Projeto Lapidar e da Lei 20.656/2021; e no dia 25, no mesmo horário, com a participação dos advogados André Romero e Fabiano Alves da Silva, o novo texto será comparado à Lei 6.174/70. Os outros encontros terão as datas confirmadas posteriormente.

Qualquer pessoa pode assistir ao webinar, porém os servidores devem se inscrever para receber a certificação, dada pela Escola de Gestão vinculada à Secretaria da Administração e da Previdência. A inscrição deve ser feita no site dessa entidade.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS - AEN

OPINE!

CIDADE PORTAL
site: www.cidadeportal.com.br
e-mail: mariluz@cidadeportal.com.br
(44) 3522-7297 - (44) 99979-8991 - (44) 99979-3334 - Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal