Mariluz, quinta-feira, 18 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

31/01/2022 | Concebido por Goioerê

Crea-PR fiscaliza 268 hotéis após retomada do setor do turismo

Crea-PR fiscaliza 268 hotéis após retomada do setor do turismo

Ação realizada em dezembro contou com a parceria dos Creas de SC e do RS. Quase 10% dos empreendimentos fiscalizados no Paraná estão localizados na região de Maringá

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) realizou 1.183 ações de fiscalização em hotéis de todo o Estado. Ao todo, foram 268 estabelecimentos fiscalizados pelos agentes da autarquia durante a primeira quinzena de dezembro. A ação faz parte do calendário do Crea-PR após retomada do setor do turismo, diante do avanço da vacinação da Covid-19.

A regional de Curitiba foi a que mais inspecionou esse tipo de empreendimento. Do total das fiscalizações, 40% aconteceram na capital do estado e no Litoral. Em segundo lugar aparece a regional de Cascavel, com 28%. Na sequência, Ponta Grossa (8%); Maringá (7%); Londrina (6%); Apucarana (5%); Guarapuava (3%) e Pato Branco (3%). “Constatamos que 484 atividades estavam totalmente regulares e outras 83 atividades eram prestadas por outros conselhos”, explica a Gerente do Departamento de Fiscalização do Crea-PR (Defis) e Engenheira Ambiental, Mariana Maranhão.

Entre as irregularidades encontradas estão falta de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) 81; falta de registro de Pessoa Jurídica (77); exercício ilegal da profissão Pessoa Jurídica (8); falta de responsável técnico (6) e exercício ilegal da profissão Pessoa Física (3). Nos locais onde havia algum tipo de irregularidade, os agentes entregaram um ofício de fiscalização, que orienta quanto à necessidade do serviço.

Foram realizadas também inspeções relacionadas à manutenção de elevadores, ar-condicionado, centrais de gás, Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), controle de pragas e vetores, geradores de energia elétrica e programa de manutenção, controle e operação.  “Os resultados ainda são parciais porque alguns processos estão em andamento. Já existem alguns resultados positivos. 62 locais já sanaram a irregularidade antes do auto”, adianta Mariana.

 A ação de fiscalização em hotéis tem como objetivo verificar se a manutenção e instalação de itens ou equipamentos estão em dia e se estão sendo realizadas por profissionais habilitados. Também é checada a existência da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de serviços. A ART identifica de forma legal, objetiva e rastreável, que a obra foi planejada e executada por um ou mais profissionais legalmente habilitados pelo Crea, e que cabe exclusivamente a este, ou a estes profissionais a responsabilidade técnica pela obra ou serviço realizado.

O trabalho foi realizado em parceria com os Creas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Foi a primeira ação inédita neste formato. Concentramos esforços em locais que recebem um número considerável de turistas com a temporada de verão ou que são atrativos turísticos”, acrescenta a gerente do Defis.

O presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha reforça que a fiscalização ajuda a minimizar os riscos de acidentes. “Em um hotel são diversas as atividades que exigem a existência de um engenheiro. É fundamental que as manutenções estejam em dia e sejam feitas por profissionais habilitados ou por empresas com registro junto ao Conselho. Nossa intenção não é a autuação dos empreendimentos, mas que os responsáveis estejam de olho na regularização de itens ou equipamentos”, reforça.

Sobre o Crea-PR
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais das áreas das engenharias, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | CREA - PR

OPINE!

CIDADE PORTAL
site: www.cidadeportal.com.br
e-mail: mariluz@cidadeportal.com.br
(44) 3522-7297 - (44) 99979-8991 - (44) 99979-3334 - Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal