Mariluz, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

13/04/2022 | Concebido por Goioerê

Museus do Estado são opção de passeio cultural no feriado da Semana Santa

Museus do Estado são opção de passeio cultural no feriado da Semana Santa

Concentrados na Capital, os museus irão abrir no feriado, sendo uma ótima opção de passeio e turismo cultural. Inúmeras exposições estão em cartaz nos equipamentos públicos, muitas com visitação gratuita.

Os museus do Estado, concentrados na Capital, irão abrir no feriado da Sexta-Feira Santa ao Domingo de Páscoa (15 e 17), sendo uma ótima opção de passeio e turismo cultural. Inúmeras exposições estão em cartaz nos equipamentos públicos, muitas com visitação gratuita.

O Museu Oscar Niemeyer (MON), maior museu de arte da América Latina, estará aberto normalmente ao público. O horário de funcionamento é das 10h às 18h, sendo o último horário de acesso às 17h.

A MON Loja também abrirá nesses dias, seguindo o horário de funcionamento do museu. Nela, o visitante encontra presentes, peças de design assinadas, livros de arte e livros infantis, além de catálogos e souvenirs de exposições de arte com a marca do Museu Oscar Niemeyer. O MON Café segue o horário de funcionamento das 9h às 19h.

“Festival de Curitiba trouxe explosão de energia”, diz superintendente da Cultura

Várias exposições estão em cartaz atualmente no MON. São elas: “O Labirinto da Luz”; “África, Expressões Artísticas de um Continente”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – Segunda Edição”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Lados Lados”; “Afinidades”; “Da Vinci Experience”; “Espaço Niemeyer”; “Cones” e obras do Pátio das Esculturas.

Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação; doadores de sangue; pessoas com deficiência; titulares da ID Jovem; pessoas com câncer com documento comprobatório). Menores de 12 anos, maiores de 60 anos, jornalistas, taxistas credenciados à URBS, membros da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (Apap) e membros do International Council of Museums (Icom) têm direito a entrada gratuita, mediante apresentação de documento que comprove a condição.

Eles podem ser adquiridos online ou diretamente na bilheteria, sem a necessidade de fazer agendamento prévio.

Conservação da vida pelos povos indígenas é tema de mesa-redonda no Museu Paranaense

OUTROS MUSEUS – O Museu da Imagem e do Som (MIS-PR), o Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) e o Museu Paranaense (MUPA), todos com entrada gratuita, também abrirão na sexta e no domingo. O Museu do Expedicionário fecha na Sexta-Feira. Assim como o MON, todos fecham na segunda, tradicionalmente dia de manutenção dessas instituições.

Para quem planeja o passeio gratuito, não faltam atrações. No MIS-PR três exposições que agradam a todas as idades estão em cartaz: “Fragmentos Teatro de Bonecos Dada”, “Sala de Estar Interativa Anos 80/90” e “Diálogos com o Tempo”, essa última com audiodescrição.

No Museu Alfredo Andersen, além do rico acervo do pai da pintura paranaense, o visitante pode conferir a mostra “Dois Tempos, um mesmo Olhar” do artista Alexandre Frangioni, além da escultura cibernética cyber ilex, produção conjunta entre o artista curitibano Jack Holmer e o argentino Franco Palioff, que trabalha com artes digitais.

Cultura apresenta detalhes do edital que estimula intervenções nos muros das escolas

Já a visita ao Museu Paranaense (Mupa) pode levar em consideração o passeio a inúmeras salas expositivas que exploram e dialogam com o rico acervo do museu. Destaque para “Curitiba – Símbolos em Questão”, “Eu Memória, Eu Floresta: História Oculta”, “Ephemera Perpetua” e ainda duas obras do artista paranaense Marcelo Moscheta que integram o Programa Público do museu.

Uma dica é conhecer o manuscrito jesuíta raro encontrado em 1703 na Igreja de São Francisco em Curitiba. O documento está em posse da Biblioteca de Manguinhos da Fiocruz e fica em exposição na Sala Lange de Morretes até o dia 08 de maio.

Outra opção é passear pela área externa usando o Web App “Jardim do Mupa”, que pode ser acessado gratuitamente por meio do QR Code localizado no jardim do museu. O App traz informações sobre as plantas, as abelhas e as esculturas do local, por meio de conteúdos exclusivos que relacionam as áreas de Botânica e Entomologia com as disciplinas de pesquisa do Mupa.

Museu Oscar Niemeyer abre normalmente nos feriados de abril; veja a programação

Em tempos de conflito mundial, conhecer a memória da Segunda Guerra Mundial pode ser bastante ilustrativo para crianças e adultos. O Museu do Expedicionário tem um rico acervo que registra a participação do Brasil no conflito. São documentos, fotografias, filmes, mapas, ilustrações da época e materiais bélicos. A praça onde está o museu abriga carro de combate M3 Stuart e um avião de caça P-47D Thunderbolt.

OUTROS EQUIPAMENTOS – A Biblioteca Pública do Paraná fecha a partir de quinta-feira (14), voltando às atividades normais na segunda-feira (18), às 8h30. O Centro Juvenil de Artes Plásticas não terá expediente na Sexta-Feira Santa.

Para saber mais sobre as instituições sob gestão da Secretaria estadual da Comunicação Social e da Cultura, acesse o Circuito Cultural.

Serviço:

MON e MAC* – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico

MUPA – Rua Kellers, 289 – São Francisco

MCAA – Rua Mateus Leme, 336 – Centro

MIS-PR – Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro

MEX – Rua Comendador Macedo, 655 (Praça do Expedicionário) – Alto da XV

O MAC funciona temporariamente no Museu Oscar Niemeyer

Veja a tabela com os horários de funcionamento.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

CIDADE PORTAL
site: www.cidadeportal.com.br
e-mail: mariluz@cidadeportal.com.br
(44) 3522-7297 - (44) 99979-8991 - (44) 99979-3334 - Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal