Mariluz, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

18/05/2022 | Concebido por Goioerê

Em 15 dias, ações do Maio Amarelo alcançam 3.300 pessoas no Paraná

Em 15 dias, ações do Maio Amarelo alcançam 3.300 pessoas no Paraná

Houve inauguração de ciclorrota, blitzes educativas, jogos virtuais para cursos de reciclagem. A minicidade Detranzinho iniciou a programação com alunos de escolas municipais que visitam o espaço para vivenciar o dia a dia do trânsito.

As ações do Maio Amarelo, de conscientização para redução de acidentes de trânsito, alcançaram 3.300 pessoas no Paraná já na primeira quinzena do mês. O Detran-PR participa do movimento com ações educativas, palestras e outras atividades ligadas ao tema. O mês de maio é marcado pelo movimento internacional para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

No Paraná, abrindo o mês, no dia 1º de maio, aconteceu a inauguração da Ciclo Rotas de Alvorada do Sul e Borrazópolis (Vale do Ivaí). Na sequência, em Curitiba, houve blitz educativa de conscientização sobre uso da faixa de pedestres. O Detran-PR participou, junto com o BPTran, Batalhão de Polícia Rodoviária, Polícia Rodoviária Federal, Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran), Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Escola Pública de Trânsito de Curitiba e Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba.

Perguntas e respostas: Detran-PR explica o projeto de concessão dos pátios veiculares

No período também foram realizadas a primeira e segunda fases do Jogo Virtual Instrutor Influenciador. Ele estimula instrutores de trânsito dos cursos de reciclagem a criarem conteúdos em suas redes sociais ofertando capacitação de uma maneira mais leve. Cada conteúdo criado por eles conta pontos, que serão atualizados ao final das quatro lives. A pontuação é contabilizada por meio do engajamento, quantidade de curtidas, participação nas lives, entre outros. Os que tiverem a maior pontuação participarão do desafio final, na Senatran, em Brasília.

NAS ESCOLAS – A Escola Professor Arlindo Milton Druszcz, de Araucária, e a Escola Municipal Ernesto Ferreira Santiago, de Colombo, receberam nos dias 9 e 10 a Carreta do Maio Amarelo, caracterizada com as cores e a identidade da campanha. A ação teve a presença do robô Rod, mascote da campanha do Detran. Aproximadamente mil crianças participaram da atividade. O Detran também realizou, em Antonina, no Litoral, uma blitz e ação educativa voltada a ciclistas, abordando mais de 900 pessoas e 200 veículos.

Governador inaugura Detranzinho, minicidade voltada à educação no trânsito para crianças

DETRANZINHO  A programação quinzenal teve como um ponto alto o programa Conhecendo o Detran e BPTran no Detranzinho. Os primeiros visitantes foram 26 alunos do 4º ano da escola municipal Ernesto Ferreira Santiago, de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.

O Detranzinho é uma minicidade onde as crianças aprendem na prática como funciona o dia a dia no trânsito para saberem desde cedo os direitos e deveres de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas. Há simulação de espaços de trânsito com placas de sinalização e diversos elementos urbanos. Iniciado por Curitiba e Região Metropolitana, o projeto será replicado em outras cidades.

CAMPANHA – O tema proposto pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para 2022 é “Juntos Salvamos Vidas!”, dando ênfase à responsabilidade e cuidado nas atitudes e escolhas no trânsito, consequentemente, evitando acidentes e mortes.

A campanha do Maio Amarelo desenvolvida para as redes sociais do Detran, tem como tema “Movimento Salve 7 Vidas – Por um trânsito com menos mortes por dia”. No Paraná, sete pessoas perdem a vida diariamente no trânsito. Para salvá-las, vale a pena redobrar os esforços, ou melhor, multiplicá-los por 7.

Ciclomotores e bicicletas elétricas precisam seguir recomendações de segurança no trânsito

O movimento reúne diversos segmentos: poder público, empresas, entidades de classe, associações e sociedade civil organizada com o intuito de debater e trabalhar em conjunto sobre formas de melhor apresentar o tema segurança no trânsito para a população.

“A parceria dos órgãos envolvidos e daqueles que não são envolvidos diretamente com o tema, mas que demonstram interesse, é importante pois conseguimos reunir materiais e informações diferentes de cada instituição nos permitindo levar à sociedade um conteúdo mais completo”, comenta o diretor-geral do Detran-PR, Adriano Furtado. 

Confira as próximas ações do Maio Amarelo:

18/05 a 20/05 – Feira de serviços Paraná Cidadão em Tapejara (Noroeste), em que o Detran levará atendimento e educação de trânsito

19/05 – Detranzinho: atividades na minicidade, em Curitiba

20/05 – Mobi Anjos: ação educativa na Praça Rui Barbosa

21/05 – Anjos Pinhais: ação de conscientização no Parque das Águas

22/05 – Yellow Run: corrida de rua organizada pela SportS360 Consultoria e Eventos, com apoio e parte da renda revertida para o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). O evento ocorre no Parque Barigui, às 7h. Para acessar o regulamento e fazer a inscrição clique AQUI.

22/05 – Anjos Pinhais: ação de conscientização no Parque das Águas

22/05 – Trânsito Seguro: ação em parceria com o Comitê Trânsito Seguro no Shopping Barigui

25/05 – Carona Solidária: Dia da Carona Solidária no Detran-PR

25/05 – Dia do Desafio: Dia Mundial de Incentivo à Prática Regular de Atividades Físicas

26/05 a 05/06 – ExpoParanavaí: participação com a Carreta do Detran e ações de atendimento e educação de trânsito em Paranavaí

27/05 – I Workshop Saúde no Trânsito - excelência nos atendimentos de clínicas credenciadas do Detran-PR

27/05 – Porto: ação de conscientização sobre o trânsito no Porto de Paranaguá

29/05 – Trânsito Seguro: ação em parceria com o Comitê Trânsito Seguro no Shopping Estação

31/05 – Encerramento Maio Amarelo 2022

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

CIDADE PORTAL
site: www.cidadeportal.com.br
e-mail: mariluz@cidadeportal.com.br
(44) 3522-7297 - (44) 99979-8991 - (44) 99979-3334 - Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal