Mariluz, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

29/11/2018 | Concebido por Ubiratã

Polícia investiga suspeita de morte de menino após tomar vacina contra tétano

Polícia investiga suspeita de morte de menino após tomar vacina contra tétano

A Polícia Civil de Campina da Lagoa, na região centro-oeste do Paraná, está investigando a morte de um menino de 12 anos após supostamente ter tomado uma vacina contra o tétano, na tarde de terça-feira (27).

O caso também está sendo apurado pela 11ª Regional de Saúde, de Campo Mourão, segundo a chefe da seção de vigilância epidemiológica Ariadne Dantas Vieira Pepino.

O corpo da criança foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML), onde passou por exames que devem identificar a causa da morte.

“Ainda é cedo para afirmar o que causou a morte dele. A suspeita é de que tenha sofrido uma reação logo depois de receber a dose da vacina antitetânica. O médico de plantão chegou a tentar reanimá-lo, mas ele não resistiu”, apontou o delegado Sérgio Antônio Brito.

O delegado ouviu nesta quarta-feira (28) a auxiliar de enfermagem que atendeu o menino, além do dono e do gerente do Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças, onde a criança foi atendida.

Brito explicou que recebeu a notificação da morte suspeita pela Secretaria Municipal de Saúde.

Ainda de acordo com o delegado, no depoimento a auxiliar de enfermagem disse que ministrou a dosagem correta da vacina e garantiu que todo o atendimento foi feito conforme os procedimentos padrões para este tipo de caso.

Também segundo Brito, o menino foi levado ao hospital pela mãe com um ferimento no pé. Lá ele recebeu um curativo e foi encaminhado para um posto de saúde para receber a dose da vacina. E, como o medicamento estava disponível apenas no hospital, foi orientado a retornar.

Em seguida, completou, a mesma auxiliar de enfermagem disse ter aplicado a dose da vacina e que logo o menino começou a passar mal.

Segundo o delegado, ao ser ouvida na delegacia ela inicialmente disse ter usado uma dose de 3 ml e depois telefonou para corrigir a informação, afirmando ter ministrado 0,3 ml.

Por conta da contradição, a técnica deve prestar um novo depoimento na próxima semana, quando deve ser ouvida também a mãe do menino.


O médico que fez o atendimento do menino, foi interrogado no fim da tarde. O delegado, no entanto, preferiu não informar o conteúdo do depoimento.

O frasco da vacina antitetânica foi recolhido, além de outros materiais usados no procedimento.

A perícia - que ainda não tem prazo previsto de conclusão - deve apontar também se a dosagem ministrada foi a correta e se foi a causa da morte.

Em depoimento, o gestor do hospital disse ao delegado que a vacina estava dentro do prazo de validade e que estava armazenada de forma adequada.

O que diz a direção do hospital
Ao G1 a direção do hospital informou que, internamente, o caso é tratado como uma reação a algum medicamento. Para a direção, não se pode afirmar ainda que a morte foi provocada pela vacina ou por outro medicamento que o menino tenha ingerido fora da unidade.

"Não tendo conhecimento. Preferimos aguardar os laudos para tomar qualquer medida", explicou a direção.

A funcionária que aplicou a vacina no menino recebeu uma licença de 30 dias. Conforme a direção, ela trabalha no local há mais de 20 anos e "nunca teve qualquer tipo de problema ou reclamação".

 

Fonte: UBIRATÃ | CIDADE PORTAL | G1.globo.com

OPINE!

CIDADE PORTAL
site: www.cidadeportal.com.br
e-mail: mariluz@cidadeportal.com.br
(44) 3522-7297 - (44) 99979-8991 - (44) 99979-3334 - Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal