Mariluz, sábado, 19 de janeiro de 2019 ESCOLHA SUA CIDADE

Beleza

07/12/2018 | Concebido por Goioerê

Médico explica qual é a solução para quem tem cabelos finos e fracos demais

Médico explica qual é a solução para quem tem cabelos finos e fracos demais

Com o passar da idade, existe uma redução natural do crescimento dos cabelos, já que os folículos capilares ficam naturalmente mais fracos com a idade, gerando fios cada vez mais finos e fragilizados.

O médico Dr. Lucas Fustinoni explica que este problema é comum entre as mulheres, especialmente porque o nascimento de cabelos cada vez mais enfraquecidos é consequência de diversos fatores, entre eles, a ação hormonal.

Por que os cabelos nascem finos e fracos?

O médico afirma que a redução da queratina, falta de vitaminas e agressões externas como uso de química e radiação ultravioleta contribuem para deixar o cabelo mais ralo, fraco e com perda de volume. E que as causas hormonais também contribuem para o surgimento do fio tipo “penugem”, bem fininho e fraco.

Hormônios como a dihidrotestosterona (DHT), por exemplo, quando em excesso no organismo, atuam diretamente sobre os folículos capilares, enfraquecendo e causando o afinamento dos fios. Podem levar até mesmo à alopécia androgenética, conhecida popularmente como calvície.

Tratamento para cabelos finos

O Dr. Lucas Fustinoni explica que, nestes casos, o primeiro passo é investigar os níveis de hormônios no corpo, analisando especialmente a quantidade de DHT no organismo. A partir daí, o especialista médico poderá prescrever bloqueadores hormonais para impedir a ação da dihidrotestosterona no crescimento dos cabelos.

Entre os mais comuns, estão a espironolactona e a finasterida. A espironolactona, conhecida por tratar pressão alta e alterações renais, age como bloqueadora da DHT, prevenindo que o hormônio já existente no corpo cause a queda de cabelos no futuro.

Já a finasterida atua junto ao couro cabeludo, bloqueando a ação da enzima responsável por transformar a testosterona em DHT, reduzindo os níveis do hormônio e, consequentemente, o afinamento e perda dos cabelos.

Vale ressaltar que estes medicamentos devem ser obrigatoriamente receitados por um médico após a avaliação completa do quadro, já que estes bloqueadores hormonais podem trazer efeitos colaterais indesejados.

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | VIX

OPINE!

CIDADE PORTAL
site: www.cidadeportal.com.br
e-mail: mariluz@cidadeportal.com.br
(44) 3522-7297 - (44) 99979-8991 - (44) 99979-3334 - Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal