Mariluz, terça-feira, 16 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Esportes

16/09/2019 | Concebido por Umuarama

Paraquedismo conhece campeão da etapa lindeiros dos Jogos de Aventura e Natureza neste domingo, 15

Paraquedismo conhece campeão da etapa lindeiros dos Jogos de Aventura e Natureza neste domingo, 15

Em um cenário deslumbrante, 24 paraquedistas puderam ver Guaíra do alto durante a etapa lindeiros dos Jogos de Aventura e Natureza. Com uma paisagem composta pelo lago de Itaipu, Parque Estadual de Ilha Grande, Ponte da Amizade e um entardecer radiante, os participantes deram início, neste sábado (14.09), à competição que é válida pelo Campeonato Paranaense de Paraquedismo VB3, atraindo dezenas de pessoas ao Aeroporto Municipal Walter Martins de Oliveira.

Depois de três rodadas de saltos, as equipes de Cascavel e Dois Vizinhos foram as melhores colocadas e decidem, neste domingo (15.09), o título estadual da categoria VB3. Participam ainda do torneio atletas de Arapongas, Maringá, Foz do Iguaçu, Londrina, Cambira, Cornélio Procópio, Toledo, Guarapuava, além da cidade-sede.

Integrante da Skydive Cascavel junto com Marcelo Baroni e Eliéber, Joenil Damasio (Gugu) é um dos atletas mais experientes do circuito, possui 21 anos de paraquedismo e uma marca de 4.132 saltos. “Vamos brigar pelo 1º lugar. Na somatória de pontos das três rodadas nós e Dois Vizinhos estamos na ponta, a equipe que fizer em menor tempo o próximo salto fica com o título”, declarou Gugu.

Para competir, os times foram mesclados por paraquedistas com e sem muita experiência, a fim de inserir novos atletas no circuito. “O modelo de competição criado pela federação não dá condições para que atletas muitos experientes se juntem para competir, o que criaria uma disparidade muito grande entre os competidores, mas, sim, proporciona que atletas menos experientes possam participar de uma competição, abrindo um horizonte a longo prazo para que o paraquedista fique motivado a continuar no esporte”, mencionou Gugu, que desde 2001 também é instrutor, tendo já formado mais de 400 pessoas, dos quais alguns estão participando da etapa lindeiros.

Dentre os títulos que Gugu coleciona estão do brasileiro estreante 4-way e de pouso de alta performance. Atualmente, ele participa de eventos pontuais com uma equipe paulista na modalidade 8-way, que consiste na formação em queda livre de oito paraquedistas, com o intuito de formar o maior número possível de figuras em uma sequência de saltos, além de fazer parte há 10 anos do Circuito P3 nos Estados Unidos, evento que reúne 100 convidados de diferentes nacionalidades.

Considerado um esporte não convencional, Gugu afirma ser de fundamental importância a iniciativa do Governo do Estado, ao realizar um evento que abrange diferentes esportes. “Na mídia não é muito falado sobre paraquedismo, apenas pontualmente quando um atleta conquista uma competição, então, quando se tem uma iniciativa como essa, que traz o paraquedismo, proporcionando à comunidade um contato direto com o esporte, você desperta interesse das pessoas pela modalidade, sem contar no quanto uma competição como essa movimenta de hotel e restaurantes”, expôs.

Somado a isso, o esportista destacou o quanto o esporte é acessível e seguro. “O paraquedismo é um dos esportes mais incríveis que existem. A sensação de você estar em queda livre e voando relativamente a outras pessoas é impressionante, foi o que me marcou no meu 11º salto. Além disso, a tecnologia empregada nos equipamentos proporciona um nível de segurança bastante grande, além disso muitas pessoas têm o esporte como um hobby, vale a pena conhecer”, evidenciou.  

Acompanhe notícias diárias sobre a competição pela fanpage da Esporte Paraná.

A primeira etapa dos Lindeiros dos Jogos de Aventura e Natureza abrangem os municípios de Guaíra, Mercedes, Terra Roxa, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Entre Rios e São José das Palmeiras. A etapa dos Lindeiros é uma realização do Governo do Estado, com patrocínio da Itaipu Binacional.

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

 

Nós do Cidade Portal em parceria com a organização estaremos sorteando 01 (Um) ingresso para o show deste dia 01 em Campo Mourão, para participar basta você instalar o Aplicativo da Rádio Cidade Portal, depois de instalado e ir até o menu e na opção -  "Fale conosco"  enviar uma mensagem  dizendo “Quero concorrer a um ingressos para o Show da dupla Henrique e Juliano".

Escolha seu sistema operacional e baixe o APP

Aplicativo para Android: http://bit.ly/appcp-radio
Aplicativo para IOS: http://bit.ly/appcp-radio-ios


Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE ESPORTE DO PARANÁ

OPINE!

CIDADE PORTAL
site: www.cidadeportal.com.br
e-mail: mariluz@cidadeportal.com.br
(44) 3522-7297 - (44) 99979-8991 - (44) 99979-3334 - Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal