Mariluz, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Brasil

25/03/2020 | Concebido por Goioerê

Psiquiatra compartilha dicas para saúde mental durante pandemia

Psiquiatra compartilha dicas para saúde mental durante pandemia

Para orientar a população com orientações nesse período de isolamento social por conta do coronavírus, o programa Impressões desta quarta-feira, 25, às 23h, na TV Brasil, traz como convidado o médico Antônio Geraldo, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria e da Associação Psiquiátrica da América Latina. A entrevista também pode ser conferida no aplicativo EBC Play.

Diante de um vírus que parou cidades, atividades econômicas e pessoas, um dos grandes desafios dos profissionais de saúde que cuidam da mente tem sido disseminar recomendações para que a pandemia do Covid-19 não se alastre como uma epidemia de doenças psíquicas, como a depressão e a ansiedade.

A principal medida a ser adotada nesta fase em que grande parte da população brasileira e mundial está confinada em seus lares é estabelecer uma rotina. O médico Antônio Geraldo explica para a jornalista Katiuscia Neri que é preciso tomar consciência de que não se trata de um período de férias.

Na visão do especialista, é importante definir claramente horários para dormir, acordar e realizar tarefas possíveis dentro dos limites físicos que o vírus nos impôs. "A rotina é para disciplinar, colocar regras e ficar claro que você precisa trabalhar, lavar roupa e cozinhar. Você vai lavar a louça que você nunca lavou. Vou aproveitar e passar água e sabão em todas as maçanetas da casa, vou me proteger".

De acordo com o psiquiatra é necessário combinar os compromissos profissionais à atividades de lazer lazer e que estimulem o bem-estar. "Vamos fazer o velho plano de ler aqueles 100 livros e assistir os 100 filmes", Antônio Geraldo cita como exemplos.

Para ele, é fundamental que haja novas referências em defesa da vida. " A gente tem que fazer uma mudança de paradigma. Pensar: estou em um momento novo, tenho restrições que tenho que obedecer para não transmitir o vírus. É o respeito ao outro. Se cada um de nós não agir como transmissor desse vírus, levando daqui para ali, sozinho ele não vai", define o psiquiatra.

À jornalista Katiuscia Neri, que comanda o Impressões, Antônio Geraldo diz que é possível aproveitar o momento de crise atual, transformando-o em oportunidades. Segundo ele, a situação está permitindo, por exemplo, que as famílias voltem a um convívio que havia se perdido.

O especialista relata que jovens estão descobrindo formas de contribuir com vizinhos idosos, se oferecendo para realizar compras de mercado evitando que essas pessoas consideradas vulneráveis tenham que sair às ruas. "É um momento de criar, fazer coisas novas e ajudar as pessoas", afirma.

Quanto às doenças psíquicas, o convidado faz um alerta sobre o aumento de pessoas que têm buscado ajuda psiquiátrica. A Associação Brasileira de Psiquiatria recomendou que os médicos mantenham os atendimentos, ainda que a distância, como teleconsultas por redes sociais.

"Pairou uma paranóia geral sobre três situações: pessoas que nunca tiveram um quadro psiquiátrico e vão ter, desencadeado por esse fator estressor. Pessoas que já tiveram quadro psiquiátrico, estavam sob tratamento e agora estão reagudizando o quadro. E pessoas que estão em tratamento psiquiátrico e a pressão é tão grande, o estressor é tão grande, que agora estão tendo recaída" explica.

A orientação do médico é que, ao primeiro sinal de que algo está impedindo de continuar sua rotina, a pessoa deve procurar ajuda. "Quando é que você diagnostica que uma pessoa está doente? Quando aquilo que apareceu nela está levando a prejuízos e a perdas. Tem que chegar a um psiquiatra, avaliar logo, fazer intervenção precoce para que você possa voltar à normalidade", recomenda.

Antônio Geraldo ressalta que quadros depressivos diminuem a imunidade e lembra que alguns problemas psiquiátricos são causadores de ideias suicidas que precisam receber cuidados médicos. Aos que foram infectados, o psiquiatra sugere: "Tem que acreditar que é possível. Que você vai cuidar adequadamente para não piorar. Tem que buscar o aumento da sua resistência", conclui.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | TVBRASIL EBC

OPINE!

CIDADE PORTAL
site: www.cidadeportal.com.br
e-mail: mariluz@cidadeportal.com.br
(44) 3522-7297 - (44) 99979-8991 - (44) 99979-3334 - Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal