Mariluz, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

27/03/2020 | Concebido por Goioerê

Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá tem movimento recorde

Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá tem movimento recorde

Os portos do Paraná seguem com operações normais, graças às medidas adotadas para a segurança e saúde dos trabalhadores. Nesta semana, o Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá teve recorde de movimentação de caminhões. Em 24 horas foram recebidos 2.448 caminhoneiros.  Aumento de 20% no fluxo registrado normalmente, de 2 mil veículos/dia.

No mês, até esta quarta-feira, 25, foram 42.875 veículos. O número é 25% maior que o registrado durante os 31 dias de março de 2019 (34.261 caminhões). O primeiro trimestre de 2020 já soma 103.336 caminhões. No mesmo período do ano passado, foram  85.730.

“A colheita da soja está bem avançada e mais da metade da produção já foi comercializada. Ou seja, estamos no pico do escoamento da safra, em um momento muito delicado que é este de pandemia, mas estamos conseguindo cuidar das duas coisas: o movimento de cargas e a saúde dos caminheiros”, destaca o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Segundo ele, as medidas preventivas implantadas no Pátio de Triagem são essenciais para manter o funcionamento do porto e o abastecimento do mercado mundial de alimentos. “Redobramos a exigência quanto à higiene dos banheiros, cantinas e demais estabelecimentos”, disse. “Instalamos 32 novos chuveiros e 10 novos pontos para lavar as mãos. Além disso, esta semana demos início a um serviço de triagem de saúde, com equipes médicas 24 horas”, acrescentou.

MEDIDAS – Estruturas de atendimento foram montadas para o atendimento primário de saúde. Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem fazem aferição de temperatura, triagem dos sintomas e prestam orientação. Se necessário, os médicos fazem o encaminhamento para o hospital de referência, em Paranaguá, o Hospital Regional do Litoral.

As cantinas do Pátio continuam funcionando, mas foram retiradas as mesas e bancos de uso coletivo, as refeições são exclusivamente para entrega e foram  proibidos a disposição de bufê e consumo de alimentos no entorno,  para   evitar filas e aglomerações. 

Mensagens de orientação sobre a Covid-19 são divulgadas em cartazes, mensagens SMS e avisos sonoros, pelos autofalantes do pátio.

Nos silos e moegas públicas do Corredor de Exportação, bem como nos terminais do complexo, para onde os caminhoneiros levam a soja, milho e os farelos, os cuidados foram redobrados. Os locais agora contam com unidades extras de higienização.

ESTRADAS - O Governo do Paraná decretou que lanchonetes, restaurantes, oficinas mecânicas e borracharias que funcionam nas rodovias devem ficar abertas para atender os motoristas. “Criamos um ambiente favorável para atender esses profissionais neste momento difícil, mostrando que o Paraná se preocupa com essa atividade tão importante para a população”, afirmou o governador Carlos Massa ratinho Júnior.

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, afirmou que o Estado está ao lado dos caminhoneiros desde o início da crise do coronavírus no País. Ele entrou em contato com o Ministério da Agricultura para pedir que os pátios de carregamento colaborassem com a distribuição de insumos e alimentação, além de permitir a higienização dos profissionais.

SOJA - Mesmo em tempos de pandemia, a atividade do campo, assim como a dos portos, não pode parar. É preciso escoar a produção dos grãos que, no Estado, deve chegar a 24,1 milhões de toneladas. Desses, quase 85% são de soja (20,4 milhões de toneladas).  

Nesta sexta-feira, 27, 13 navios operam nos portos paranaenses. Um carrega a soja e outros três farelo de soja. Outros dois navios de soja já estão programados para atracar, nos berços 212 e 213, ainda esta semana.

Dos 18 navios que já aguardam ao largo, 14 vieram para carregar soja e outros dois, o farelo do produto. São esperados para as próximas semanas mais 14 navios de soja e três de farelo.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

CIDADE PORTAL
site: www.cidadeportal.com.br
e-mail: mariluz@cidadeportal.com.br
(44) 3522-7297 - (44) 99979-8991 - (44) 99979-3334 - Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal